Quantidade de Páginas visitadas

Estudos e Pesquisa no Museu Municipal-Chopinzinho-PR.





O município de Chopinzinho foi colônia militar, conhecida como Colônia Militar do Chopim, criada por ordem do imperador D. Pedro II, em 16 de novembro de 1859, com o objetivo principal de defender a região sudoeste do Paraná da Argentina que reivindicava essas terras. Esta foi fundada pelo Coronel Francisco Clementino de Santiago Dantas em 27 de dezembro de 1882, segundo Ata de Fundação. Os trabalhos iniciaram em novembro de 1881, com a chegada dos militares e colonos que imediatamente deram início aos trabalhos de abertura da mata, construção das casas e exploração dos arredores como o Rio Dório, assim como a abertura de estradas.


Em 30 de abril de 1909 a colônia militar passa para o domínio civil, passando a se chamar Distrito Policial de Chopim, pertencente ao município de Palmas.


Em 26 de março de 1920, pela lei n.º 1.955, foi elevado a Distrito Judiciário de Colônia de Chopim.


Com a promulgação da lei n.º 253/52, de 14 de dezembro de 1954, Chopinzinho passa a condição de município. O nome Chopinzinho deriva do rio com o mesmo nome, que por sua vez deriva do Rio Chopim que tem seu nome de um pássaro preto e canoro que se chama chopim ou chupim, abundante na região.


Aproveitando a riqueza do histórico do Município de Chopinzinho e entendendo que é por meio do reconhecimento da história que se tem a compreensão do presente e a organização do espaço geográfico, as disciplinas de História e Geografia do CEEBJA realizaram uma visita ao Museu Municipal para vivenciar um pouco da história através dos objetos e registros doados por pioneiros chopinzinhenses.


A visita despertou o entusiasmo dos alunos pela história do Município de Chopinzinho, pois a maioria dos alunos não conheciam os objetos utilizados por famílias pioneiras e perceberam que muitas delas contribuíram para a construção e desenvolvimento do município.


O agendamento da visitação ao Museu Municipal foi prevista com antecedência, visto que a visita foi realizada fora do horário de atendimento normal, a mesma foi no dia 23/05/ 2012.


O Museu Municipal conta com uma boa organização, com um acervo de peças utilizadas na agricultura, utensílios domésticos, peças religiosas, coleção de moedas, registros e documentos antigos, instrumentos musicais, gabinetes odontológicos, máquinas registradoras, primeiras máquinas de escrever e computadores, peças de vestuários e artesanato indígena. Ainda conta com um quadro de fotos de construções e eventos realizados no Município de Chopinzinho que marcaram os tempos de Colônia Militar até os dias de hoje.


Os registros dos alunos foram por meios fotográficos, registros escritos e observações.

Disciplinas envolvidas: Geografia e História


Professoras Organizadoras: Eni Aparecida Valiati e Silvia Sbalcheiro.


Escola: Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos.



   



   







Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito